segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Consciência Negra - Chico Rei


“Personagem da tradição oral de Minas Gerais, nascido no Reino Congo. Chamava-se Galanga. Foi capturado por comerciantes portugueses e levado ao Brasil no navio negreiro “Madalena”, junto com toda a corte, mas somente ele e seu filho sobreviveram.
Foi vendido, juntamente com seu filho no Rio de Janeiro e levado para Vila Rica. Trabalhando como escravo, comprou sua liberdade e a do filho e aos poucos alforriou seus compatriotas.
Os escravos libertos o consideravam “Rei”. Chico Rei virou monarca em Ouro Preto, antiga Vila Rica em Minas Gerais no século XVIII.
A história de Chico Rei não possui comprovação histórica, conforme observam alguns historiadores. Entretanto, a influência desse mito na cultura mineira é um forte valorizador da cultura Afro-brasileira”.

Aluno: Maurício Gabriel Domingues Brandão de Andrade
6º ano N

3 comentários:

  1. Eu gostei desse desenho porque chama a atenção para a consciência negra e a discriminação racial e serve para nós acordarmos para a realidade do nosso Mundo.

    Gabriel Borges 5º ano G
    EMEF Profª. Ana Fausta de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Maurício, a história de Chico Rei chama a atenção para quem eram as pessoas que foram trazidas como escravos para o Brasil. Eles tinham uma história, uma vida. Eram valorizados e eram importantes em sua terra natal. Gostei de conhecer um pouco da vida de Chico Rei.

    ResponderExcluir
  3. mauricio seu mentiroso, foi o lucas que fez viado

    ResponderExcluir