sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Consciência Negra 5º ano G


FRASES DOS ALUNOS DO 5º ANO G SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA

Culturas, raças, cores, ninguém é perfeito todos somos iguais, não importa se você é negro ou branco. (Lucas e Pierre)

Ser Africano, Afro-brasileiro ou negro não tem nada de diferente, é uma beleza, tem gente boa, gente contente e caminhamos de mãos dadas porque somos irmãos, somos pessoas. (Letícia, Phétrius e Raquel).
Aprendi que, os negros foram trazidos da África pelos portugueses, para trabalhar e que eram fortes. São de cor diferente, mas o coração e o sentimento são os mesmos. (Esly, Sâmela e Silva).
A cultura negra é feita de pessoas como: Martinho da Vila, Barack Obama, Aleijadinho ou o sambista de minha rua. (Alehandro e Ana Laura)
Aqui no Brasil tem Lázaro Ramos, Milton Nascimento, Tais Araújo, Isabel Filardes e nos Estados Unidos Beyonce, Will Smith e brasileiro mais conhecido mundialmente é o Rei Pelé. (Débora, Filipe, Marco, Sérgio A., Sérgio H.).
Zumbi dos Palmares, líder negro, foi o maior símbolo de resistência contra a escravidão. (Alehandro)
Denomina-se a cultura afro-brasileira um conjunto de manifestações culturais no Brasil. A culinária reflete as tradições nativas da África assim como influenciam árabes, europeus e asiáticos. (Rafaela)
Sou afro-brasileira da pele morena, posso ser negra, não importa.  Sou feliz! Sou descendente de um rei negro, sou brasileira. (Maria Júlia R.)
Minha “bisa” era negra e trabalhava para sinhá, meu avô foi índio que corria pelas matas, sou descendente de brancos, negros, italianos, japoneses, franceses e índios, misturo várias raças! (Samara)
Da África veio à deliciosa culinária como o angu, a cocada, a paçoca salgada, cuscuz doce, cuscuz paulista, vatapá, acarajé e vários outros pratos que aqui surgiram, como a deliciosa feijoada feita com as partes da carne que os senhores não comiam. (George, Marco, Mayara, Matheus C. Sarah, Vitória e Vitor).
A capoeira trazida por escravos ao Brasil, durante o período colonial, conta-se que escravos diziam aos senhores que era apenas uma dança e praticada com instrumentos de percussão, música cantada, danças e acrobacias. O movimento era marcado para enganar o oponente geralmente feitas no solo. (Caio e Karina)
A cultura é uma mistura de cor e raça, não importa a cor ou o que for, espero que um dia acabe o racismo, onde todos possam viver com igualdade e dignidade. (Agatha e Gabriel)
A cultura da África chegou ao Brasil trazida pelos escravos à época do tráfico “Navio Negreiro”. (Agatha)
Quando estudamos a cultura africana aprendi tantas coisas legais: máscaras, roupas, músicas, comidas, mas... também preconceito! Lembre-se que Deus fez todos iguais e todos somos irmãos e filhos de “DEUS”. (Maria Julia L.)


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."Nelson Mandela

Um comentário:

  1. é muito legal saber que alunos do 5° tem esse conhecimento todo!
    pois achei muito legal!
    Jenifer e Fernando 8ºh da escola André Freire.

    ResponderExcluir