sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Texto para Reflexão


Os Limites e as Barreiras

    "A vida humana é como um barco tocado pela força do vento. Navega mais veloz quando há ventos favoráveis.
    Assim, é a vida do portador de alguma deficiência física.
    Quando não enxerga, dessa impossibilidade, cria a magia da imaginação: vê através dos olhos de seu cão guia.
    Sobre as rodas de uma cadeira manual ou motorizada, outros ganham passos largos na corrida pela sobrevivência. 
    Faltam pernas, mas não faltam esforços, o que falta nas pessoas saudáveis, com certeza, sobra nestas pessoas: a fé na existência Divina.
    Faltam palavras, mas no coração dos mudos murmuram gritos e gestos, que o silêncio decifra amor, coragem e valentia. Ah, se o som se propagasse nos ouvidos dos surdos, diriam talvez, como faz bem para alma, conversar com o próprio coração.
    Não há deficiência maior do que a deficiência das pessoas que não conseguem ver além das aparências, ouvirem apenas o que lhes convém. Falar o indevido, principalmente, sobre a vida alheia.
   Não há deficiência pior do que a caminhada apenas para a satisfação pessoal. Dos joelhos que não se dobram para agradecer a Deus as habilidades capazes de conduzir o ser humano à prática da virtude.
   Porém pode levá-los também para os caminhos do egoísmo, da maldade e da cegueira, onde não há córnea nem retina saudável que o faça ver que pessoas com necessidades especiais não são piores, apenas diferentes. Por serem assim tão especiais, são mais amadas por Deus. Por isso são especiais, enquanto ultrapassam seus limites e vencem suas barreiras."
                                                                                     Vilma Ribeiro
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário