sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Olimpíada de Matemática - 5º ano G


A Olimpíada de Matemática e a
Importância do Trabalho em Equipe
Profª. Adriana dos Reis Marques Dutra

“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Paulo Freire

A princípio, quando recebi o convite da escola para participar da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática com meus alunos, não quis. Pensei... “a turma não tem notas tão boas em matemática. Mas e as ideias e atitudes que podem ajudar as crianças a crescerem como seres humanos?”

A Secretaria Municipal de Educação ofereceu para os educadores envolvidos na Olimpíada, excelentes cursos de capacitação, com a presença da Diretora do Ensino Fundamental, Lila Cristina Guimarães Vanzella. Houve também a parceria do professor George Washington, do Planeta Educação e o apoio pedagógico da equipe desta U.E. que foram tão importantes para o crescimento coletivo e individual dos alunos.

Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais... Rubem Alves


Tive que preparar novas aulas com uma metodologia fundamentada à base da simplicidade, diálogo, incentivos, valores, perspectivas, aproximação, carinho, estreitando laços de confiança e amizade, porque a criança é simples.  “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” (Antoine de Saint-Exupéry).

 Problemas de lógica trabalhados com os alunos durante a preparação para a 1ª Etapa da Olimpíada foram apresentados no dia da “Feira Verde”, pelas alunas Raquel e Letícia.

Inseri atividades do curso, com nível de dificuldade maior do que aplicava comumente em sala da aula, os alunos se envolveram de tal forma que os resultados, as estratégias, a iniciativa, os desafios, a autonomia, a capacidade de criar os problemas de lógica foram a comprovação de que eles atingiram um avanço significativo. “Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência.” (Irene de Albuquerque).


Jogo das argolas

Para resolver problemas em diferentes contextos, é preciso que questionem, aprendam a ouvir e a respeitar o outro, tendo uma formação mais solidária com ideias e atitudes positivas não só na disciplina, mas como cidadãos, na certeza de que são vencedores porque ousaram.
Obrigada a toda a equipe envolvida na realização desta “fábrica de sonhos”, onde sonhar é realizar, aos pais, a todos os alunos do 5º ano G, e em especial às alunas Agatha, Karina, Letícia, Mayara e Rafaela que voaram mais alto, para a segunda fase da Olimpíada.



                      Agatha                                             Karina


                                 Letícia                 Mayara                       Rafaela



Rumo a 2ª Etapa! Parabéns!

“Se todas as flores”.
Tivessem o mesmo perfume...
Se todas as árvores,
O mesmo feito...
Se todos os pássaros cantassem igualzinho...
A natureza seria tão bela?
(ou que graça teria?)
Ninguém é igual a você!
 Andrea Filipecki








4 comentários:

  1. Eu adorei participar da olimpiada de matemática, do trabalho da feira verde tambem.
    Tomara que eu vá bem na olimpiada.

    Letícia

    ResponderExcluir
  2. nome: Agatha Helena
    Escola Ana Fausta de Moraes
    Adorei a explicação da Olimpíada de Matemática, também gostei da minha professora tendo confiança e fé por nós por termos passado na primeira etapa da olimpiada de matemática
    na minha sala psssaram: eu,Léticia,Mayara,Rafaela e Karina...

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito feliz, que você tenha aceitado o desafio de participar da 1ª olímpiada municipal de matemática e tenha levado para a sua sala de aula o desafio. Gostei muito do seu relato. Você não gostaria de participar do Planejamento 2011 e relatar a sua experiência com as aulas de matemática? Pense com carinho, as inscrições estão abertas. Parabéns, pelo trabalho!

    ResponderExcluir